Serviços
Consultoria Económica Ambiental
Gestão Corporativa de Carbono
Quantificar e
Qualificar os
poluentes emitidos
para a atmosfera.
(GHG Protocol)
Consultoria
para a redução
de emissões
Relatório de redução de
emissões
Estratégias para redução
e compensação
das emissões com ganhos
na utilização eficiente de
Matérias primas e
Energia, Etc
Assessoria
para o CDP
e GRI
Carbon Disclosure Project
Global Report Initiative
(as duas maiores
base de dados sobre
mudanças climáticas
do mercado corporativo mundial)
Relatório de
Sustentabilidade
Elaboração de relatório,
desenvolvimento e
implementação de
estratégias de
crescimento
sustentabilidade
01
Inventário de GEE corporativo:
Realizar um inventário de gases de efeito estufa (GEE) ajuda a empresa a entender, quantificar e gerir as emissões de GEE associadas às operações da organização. Além disso, oferece uma série de benefícios:


- Tomada eficaz de decisão: Com informações precisas sobre as emissões de GEE, a empresa pode tomar decisões direcionadas e eficazes sobre como reduzir o impacto ambiental e melhorar a eficiência operacional
- Economia de recursos: A identificação de oportunidades para reduzir as emissões leva, frequentemente, a melhorias na eficiência energética, transporte, gestão de resíduos e redução no consumo de água. Isto pode resultar numa redução dos custos operacionais.
- Competitividade de mercado: Empresas que são transparentes em relação às suas emissões de GEE podem destacar-se no mercado, especialmente em setores sensíveis às mudanças climáticas, onde a sustentabilidade é valorizada.
- Atração de investidores e clientes: Investidores e consumidores estão cada vez mais preocupados com as práticas ambientais das empresas.
- Gestão de riscos: A mudança climática representa riscos significativos para as operações das empresas. Um inventário de GEE ajuda a identificar e gerir esses riscos, protegendo os ativos e as operações da empresa.
- Inovação e oportunidades de Mercado: A busca por soluções de baixo carbono pode estimular a inovação e criar oportunidades de mercado para produtos e serviços sustentáveis.
- Parceria e Colaboração: Trabalhamos em estreita colaboração com nossos clientes e parceiros para alcançar objetivos comuns de sustentabilidade.
Portanto, as empresas ao reduzirem suas emissões de GEE, estão a contribuir ativamente para a mitigação das mudanças climáticas, o que é vital para a saúde do planeta e das futuras gerações.
02
Consultoria para a Redução de Emissões
Mitigação do Impacto Ambiental Maior eficiência na gestão corporativa de carbono significa
aumento do valor de mercado e redução dos custos operacionais.
Eficiência
Energética
Térmica
Equipamentos
Etc
Redução do
consumo de
combustíveis
Redução do
consumo de
Água
Consumo
racional de
Materiais
Reciclagem
Reutilização
de Materiais
Planos de redução de emissão, descarbonização,
compensação das emissões
corporativo
Os projetos de redução de emissão, também conhecidos como projetos de mitigação das mudanças climáticas, têm objetivos que vão além da redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) ou do aumento da remoção desses gases da atmosfera, eles ajudam a:

- Promover a sustentabilidade: Projetos de redução de carbono estão, muitas vezes ligados a práticas de negócios sustentáveis, como a eficiência energética, uso responsável dos recursos naturais e a redução do desperdício. Essas práticas contribuem para a sustentabilidade geral das empresas e das comunidades.
- Melhorar a qualidade do ar: Reduzir as emissões de GEE implica, geralmente, a diminuição de poluentes do ar associados, como óxidos de nitrogénio e partículas finas. Isso pode melhorar a qualidade do ar e a saúde pública, através da redução de doenças respiratórias e outros problemas de saúde.
- Proteger ecossistemas e a biodiversidade: Projetos de reflorestamento, restauração de habitats e práticas agrícolas sustentáveis podem ajudar a proteger ecossistemas, conservar a biodiversidade e promover o uso responsável da terra.
- Aumentar a segurança energética: Investir em energias renováveis e eficiência energética pode reduzir a dependência de fontes de energia fóssil e aumentar a segurança energética de um país, tornando-o menos vulnerável a flutuações nos preços do petróleo e a interrupções no fornecimento de energia.
- Reduzir os riscos climáticos: Mitigar as mudanças climáticas ajuda a reduzir os riscos associados a eventos climáticos extremos, como secas, enchentes e tempestades. Isso pode proteger tanto a empresa de futuros riscos, comunidades locais, infraestrutura e riscos económicos.
- Fortalecer a reputação e a imagem da marca: As empresas e organizações que investem em projetos de redução de carbono demonstram o seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social, tendem a atrair novos clientes, investidores e parceiros.
- Criar oportunidades económicas: Muitos projetos de redução de carbono geram empregos e oportunidades económicas, especialmente em setores relacionados a energias renováveis, eficiência energética, transporte limpo e agricultura sustentável.
- Cumprir regulamentações e obrigações legais: A identificação de oportunidades para reduzir as emissões frequentemente leva a melhorias na eficiência energética, transporte, gestão de resíduos, redução no consumo de água, o que pode resultar em economia de custos operacionais.
- Justiça Climática e Inclusão social: Os projetos de carbono corporativo têm o potencial de gerar benefícios significativos tanto nas questões sociais como na justiça climática. Assim ajudam a abordar, não apenas as emissões de carbono, mas também as desigualdades e os impactos das mudanças climáticas nas comunidades mais vulneráveis.
- Redução da desigualdade: Projetos de carbono muitas vezes envolvem investimentos em comunidades que são mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas. Esses projetos podem criar oportunidades económicas, melhorar o acesso a serviços básicos e reduzir a desigualdade, contribuindo para uma maior justiça social e climática.
- Criação de empregos locais: Projetos de energia renovável, eficiência energética e práticas agrícolas sustentáveis podem gerar empregos locais nas comunidades afetadas. Isto, além de impulsionar a economia local, também fortalece a resiliência das comunidades face às mudanças climáticas.
- Participação das comunidades: O envolvimento e a consulta das comunidades afetadas são componentes essenciais da implementação bem-sucedida de projetos de carbono corporativo. Isso permite que as comunidades tenham voz nas decisões que afetam as suas vidas e que beneficiem diretamente dos projetos.
- Fortalecimento das capacidades locais: Projetos de carbono muitas vezes incluem programas de capacitação e treinamento para as comunidades, ajudando a desenvolver habilidades locais e conhecimento técnico, o que pode ter benefícios a longo prazo
03
Consultoria para o CDP/ GRI
Efetuar o inventário das emissões dos GEE (Gases de Efeito Estufa) gerados dentro da cadeia produtiva e adequação aos requisitos de exposição do impacto ambiental junto ao Carbon Disclosure Project ou Global Report Initiative e, desta forma, oferecer transparência a compradores corporativos (B2B).
04
Relatório de Sustentabilidade
Elaboração de relatório, desenvolvimento e implementação de estratégias de crescimento sustentabilidade